Ao migrar de planilhas para pipelines automatizados com a Erathos, a edtech centralizou dados do Neo4j e APIs reduzindo drasticamente o tempo de análise e criou uma cultura de dados em tempo real com uma economia mensal de mais de 3x.
Apr 25, 2025
Sobre a Jovens Gênios
A Jovens Gênios é uma edtech brasileira que entrega plataformas digitais de aprendizagem personalizadas para escolas públicas e privadas. Utilizando inteligência artificial e gamificação, impacta mais de 1 milhão de alunos com uma proposta de valor clara: personalizar a jornada de aprendizado dos estudantes, dar mais autonomia e tempo para educadores, e aproximar as famílias do progresso dos filhos.
O Desafio
O banco de dados utilizado, o Neo4j, prometia servir tanto para transações quanto para analytics. Na prática, o desempenho nas análises era insustentável, especialmente com o crescimento da base. Consultas com grandes volumes (como 4 milhões de respostas) levavam até 5 minutos para rodar, inviabilizando uma operação data-driven.
Além disso, a ausência de um engenheiro de dados interno fez com que toda a infraestrutura analítica ficasse nas mãos de uma única pessoa — que recebia dezenas de planilhas manuais de diferentes áreas da empresa (CRM, financeiro, CS, etc), tornando a confiabilidade e a produtividade dos dashboards insustentáveis.
A Solução com a Erathos
Com a entrada da plataforma da Erathos, a Jovens Gênios migrou seu pipeline analítico para o BigQuery — usando a Erathos como ponte entre o Neo4j e o data warehouse. Isso reduziu o tempo de resposta das queries de 5 minutos para 2 segundos (ou até milissegundos, com otimização).
Com os conectores prontos da Erathos, integraram fontes como:
Todo o processo de ingestão passou a ser automático, atualizando dashboards sem necessidade de planilhas.
Resultados
Redução de até 20h semanais do analista responsável pelos dashboards (metade da carga horária dele).
Criação de rituais de análise de dados, com reuniões semanais baseadas em dashboards atualizados automaticamente.
Dashboards compartilháveis com investidores com dados sempre confiáveis.
Economia de pelo menos 3x comparado ao custo de contratação de um time interno de dados (estimativa: R$ 17 mil/mês vs. R$ 2.999 da Erathos).
Escalabilidade garantida: nos primeiros meses de 2025, processaram mais de 1,3 bilhão de linhas do Neo4j com estabilidade.